O site da sua empresa está adaptado à todos dispositivos? Entenda a importância de se ter um site responsivo, e saiba como isso pode afetar os seus resultados.
Você sabia que hoje o Brasil possui dois dispositivos digitais (smartphones, computadores, notebooks e tablets) por habitante? Segundo a Pesquisa Anual de Administração e Uso de Tecnologia da Informação nas Empresas, realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP), até o final de 2019 teremos aproximadamente 420 milhões de gadgets conectados à internet.
Entre todos estes aparelhos, cerca de 230 milhões são representados por smartphones, resultando em mais de 50% dos gadgets conectados. Diante do fato, os dispositivos móveis hoje são maioria quando o assunto é o acesso à internet, mas nem todos os sites são mobile friendly, ou seja, são otimizados adequadamente aos dispositivos móveis.
Por que é importante ter um site otimizado para dispositivos móveis?
Antes de tudo, precisamos entender a motivação deste acesso – muitas vezes, o usuário está na rua ou em trânsito, e precisa rapidamente das informações que busca. Imagine a seguinte situação: você está caminhando e irá encontrar seus amigos em um bar, mas não sabe o endereço. Ao pesquisar pelo estabelecimento na Internet, a informação mais importante neste momento é a sua localização, pouco importando o seu cardápio ou até a sua história. Por isso, devemos dar luz a este tipo de informação, tratando as demais de forma secundária.
Outro ponto importante é a experiência do usuário. Quando nos deparamos com sites não-responsivos – ou seja, que não estão com o seu layout em conformidade com dispositivos mobile – muitas vezes não encontramos o que queremos e fechamos, recorrendo ao próximo resultado (que pode ser um concorrente).
Como identificar se meu site é responsivo?
- Ausência de barra de rolagem horizontal – conteúdo se ajusta perfeitamente à tela;
- Conteúdo legível – sem a necessidade de dar zoom para ler algum texto;
- Layout intuitivo e leve, com rápido carregamento.
Exemplos de sites responsivos desenvolvidos pela agência.
Além da apresentação e de melhorar a experiência do usuário, importante termos em mente que, como consequência, teremos um site mais veloz, sendo um dos pontos que favorecem um melhor ranqueamento nos sites de busca. Além disso, o fato de sua página estar adequada aos dispositivos mobile favorece o seu posicionamento acima de concorrentes semelhantes, o que pode ser determinante para a aquisição de novos leads.